ÁREA PROJECTO

Para memória futura...

Temas escolhidos pelos alunos na 1.ª aula

E. V. - Computação; Poluição; Nutrição

 

A. S. - Diversidade dos animais; Espaço e os seus constituintres; Alimentação

 

T. N. - Como as novas tecnologias nos poderão afectar no futuro; Filme sobre a utilização dos produtos químicos em alimentos; A utilização da Internet e computador nas diferentes faixas etárias, vantagens e desvantagens.

 

A. G. - Saúde; Higiene; Nutrição

 

P. S. - Ruído; Intoxicações alimentares; Abastecimento de água e saneamento

 

S. R. - A influência da TV e jogos nos jovens; a Química no dia-a-dia; O grande avanço da tecnologia

 

C. C. - Tecnologias na área da saúde; Nutrição; Poluição

 

M. S. - A influência da vida digital nos adolescentes; O ar condicionado e a saúde; A queda de cabelo acentuada e as suas origens.

 

T. S. - recusou-se a cumprir as regras solicitadas pela professora

 

 

"O Meu Diário de Bordo" profcornélia

Temas finais

Na aula seguinte à escolha dos temas acima referidos, os alunos recusaram o que haviam escolhido  e "decidiram" que iam trabalhar todos juntos num tema a escolher e da forma que entendessem.

 

Não foram estas as normas que tinham sido apresentadas pela professora e com base nas indicações do ME, pelo que as pretensões dos alunos não foram aceites.
Os alunos teimaram e nessa aula não fizeram nada.

 

Na aula seguinte, foram constuídos três grupos:

 

Grupo SUMACA - C., S. e M. - Tema a desenvolver: "A Mente Humana"

 

Grupo SCI - School Crime Investigation - É., A. e T. N. - Tema a desenvolver: " Tecnologias aplicadas à investigação criminal"

 

Grupo sem designação - A., P. e T. S. - Tema a desenvolver: "Diagnósticos Médicos".

Os alunos perceberam  que não poderia ser de outra forma.

Expliquei-lhes as vantagens de trabalhar em pequenos grupos, embora isso não tenha sido aceite pacificamente...

Queriam fazer como outros fizeram em anos anteriores e... pronto!

Disse-lhes que era possível fazer diferente, inovar...

Acabaram por dar-me o benefício da dúvida... :-)

Sorri..., sorri de muito contentamento, mais tarde, porque rapidamente, em grupos de três foram criativos na designação dos grupos e restringiram os temas a trabalhar...

1.ª Documentação

qrcode

About blogging...

Handout_TeacherTipsBloggingProjects.pdf
Adobe Acrobat Document 33.0 KB

2.ª Documentação

Grelhas de observação que estão a ser utilizadas.

Grelha de auto-avaliação a utilizar.

Deverão imprimir esta última para realizar a auto-avaliação em 14 de Dezembro de 2009.

Grelhas de observação e de auto-avaliação
Fichas de avaliação AP.pdf
Adobe Acrobat Document 719.8 KB

Ponto de situação - Novembro 2009

Grupo SUMACA - desenvolve o seu projecto em blog

 :-)

Grupo SCI - desenvolve o seu projecto em website WIX (depois de ter começado pelo webnode)

 :-)

 

Grupo sem designação - desenvolve o seu projecto em website WIX (depois de ter começado pelo magoo)

:-)

Pequena lamentação da prof:

A Química é pouco abordada nos Projectos escolhidos :-(

Ponto de situação - Março 2010

Passou meio ano desde o início.  

O 3.º grupo já tem designação: TAP.

 

Os projectos estão concluídos em termos de investigação.

Os guiões de apresentação de todo o projecto também.

As aulas decorreram com sossego, ideias, muitas ideias, entusiasmo e muita risada boa.

Ao sábado vão para a escola fazer filmagens de todos os “episódios” das histórias que quiseram criar.

Falta fazer montagens para incluir tudo no blog e nas páginas Web.

Vão integrar ferramentas TIC que conheceram ao longo do ano e que usaram em Química.

Falta marcar as datas de apresentação pública…

 

Ponto de situação - Maio 2010

Está tudo pronto para a apresentação pública dos 3 Projectos desenvolvidos.

Um deles vai ser apresentado no Auditório da escola, no horário da aula.
Os alunos fizeram um cartaz muito giro e convidaram apenas a turma do 11.º A (onde estão alguns que iniciaram o percurso em conjunto há 2 anos mas que...tropeçaram, algures,  no caminho...) para assistir. São tímidos...

 

Os outros dois grupos optaram pela apresentaçao dos Projectos também no Auditório, mas à noite.
Convidaram os pais e amigos. Fizeram um convite giríssimo...

A noite vai ser longa... e, por isso, vamos fazer um lanchinho...

 

Vou rever os encarregados de educação... fui directora de turma dos educandos deles nos 10.º e 11.º anos.

Vou gostar de conversar com eles, agora, no final do percurso deste ciclo.

Têm motivos para estar contentes...

www.sci12a.pt.vu

SCHOOL CRIME INVESTIGATION

qrcode
qrcode

Junho de 2010

Ontem à noite na Esc 3/S S Pedro da Cova: apresentação pública de 2 Projectos elaborados pelos meus alunos de Área Projecto, com a presença dos encarregados de educação e amigos dos alunos.
Das 21.00 h às 00.30 h!
Parabéns aos alunos!
Parabéns aos pais, presentes em força!
(Gostei muito quando no fim me vieram dizer: "Fazia lá ideia de que a minha filha era capaz de fazer coisa destas!" ou "Que saudades temos das suas reuniões de pais" e "Obrigada professora".
Quando os meus filhos forem assim crescidos, também irei gostar de dizer "coisas" destas aos/ás professora/e/s deles...) 

Formas criativas e apelativas de apresentação dos temas difíceis que os alunos escolheram...
Tiveram as ideias, desenvolveram-nas, realizaram, produziram, divertiram-se, divertiram...
Os projectos são públicos há muito: encontram-se na Internet, no blog e nos websites criados...
Gosto de trabalhar com os alunos do séc. XXI... gosto muito!

Gostei muiiiiiiiiiiitoooooooo! 

(também gostei de saber que alguns dos que não eram meus alunos em AP mas apenas em Química, no final do 1.º período, reformularam os seus projectos em AP com outra professora para poderem integrar as TIC. Essa prof é uma das que... mas o que me interessa é que, desta forma, acabou por reconhecer o meu trabalho de "evangelização", enfim... por linhas tortas, mesmo muito tortas... mas espero que também ela tenha aprendido alguma coisa... ou que venha a aprender...).

A imaginação é infinita...
A imaginação é infinita...