Formação
Formação Profissional mais relevante
2010/2011
Referee de
International Journal of Technology and Human Interaction
Formadora na Sessão de Formação "Aprender com a Web 2.0", na Escola E.B . 2/3 de Pedrouços, Maia (a convite do SAME - Serviço de Apoio à Melhoria das Escolas, FEP UCP - Porto).
Equiparada a bolseira a 100 % pelo Ministério da Educação.
2009/2010
"Aprender e Ensinar com a Web 2.0", Curso de Verão na FEG, Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto (Pólo da Foz), em colaboração com o Professor Doutor António Andrade e com o doutorando Sérgio Ferreira, Julho de 2010.
Formadora da Acção para não docentes na temática “Organização e Segurança no Laboratório” (20 h) no CF Júlio Resende, Gondomar, Dez 2009.
2008/2009
Frequência dos Seminários:
* “Avaliação de Desempenho – A Classificação na Avaliação de Desempenho” e
* “Observação de Aulas" e
da Acção
* “As Dinâmicas Organizacionais da Escola e o Modelo de Avaliação de Desempenho Docente”, Centro de Formação Júlio Resende, DGRHE e CCPFC.
2007/2008
Frequência da Acção “Avaliação do Desempenho Docente e Supervisão Pedagógica”, CFEG (actual Centro de Formação Júlio Resende), DGRHE e CCPFC.
2003/2004 e 2005/2006
Participação no júri das 1.ª e 2.ª edições do “Concurso Literário”, organizado pela Escola Secundária de S. Pedro da Cova.
2002/2003
Formadora proponente das Acções:
n.º 2 “O Ensino-aprendizagem das Ciências – Outras Práticas, Outras Metodologias” para professores do 4.º grupo do Ensino Básico, 4.º grupo A e B e 11.º B do Ensino Secundário (oficina – 50 horas) e
n.º 36 “Segurança e Protecção Pessoal e Ambiental” (curso 25 horas), destinada a Auxiliares de Acção Educativa, no Centro de Formação das Escolas de Gondomar (CFEG).
Foi Formadora desta última Acção, a qual se realizou entre Fevereiro e Março de 2003, na Escola Secundária de S. Pedro da Cova.
2001/2002
- Co-organizadora:
dos Encontros (como elemento da Rede de Acompanhantes Locais do Ensino das Ciências do DES - ME) :
1. “Apresentação e Discussão dos Novos Programas de Física e Química – 10.º Ano” (Acompanhamento do Ensino Experimental das Ciências ) e
2. “Apresentação e Discussão dos Novos Programas de Biologia e Geologia – 10.º Ano”
da Acção “Resolução de problemas como estratégia do ensino das Ciências" e
3. Workshop “Avaliação das Actividades Práticas”.
- Frequência da Acção de formação “Trabalho Projecto – Concepções Integradoras do Ensino das Ciências,” DES, ME.
2000/2001
- Acções de formação realizadas como elemento da Rede de Acompanhantes Locais do Ensino das Ciências (DES - ME):
i) “Formação no Ensino Experimental das Ciências – C. F. Q.”, Oficina de Formação (I)
ii) “Ensino Experimental da Física e da Química – Multidisciplinar e Contextualizado”, Oficina de Formação
iii) “Acompanhamento Local de Formadores no Ensino Experimental das Ciências – C. F. Q.”, Seminário (I)
iv) “Acompanhamento Local de Formadores no Ensino Experimental das Ciências – C. F. Q.”, Seminário (II)
v) “Formação no Ensino Experimental das Ciências – C. F. Q.”, Oficina de Formação (II)
Co-organizadora do Encontro “O Ensino das Ciências no âmbito dos Novos Programas”, como elemento da Rede de Acompanhantes Locais do Ensino das Ciências do DES.